parkinsonÉ uma doença neurológica bastante frequente e pode ser incapacitante se não for adequadamente tratada.

Descrita por James Parkinson em 1817, a Doença de Parkinson (DP) é uma das doenças neurológicas mais comuns e intrigantes da atualidade. Tem distribuição universal e atinge indivíduos de todas as raças e classes socioeconômicas. Estima-se uma prevalência de 100 a 200 casos por 100.000 habitantes. Sua incidência e prevalência aumentam com a idade.

Do ponto de vista patológico, DP é uma doença degenerativa cujas alterações motoras decorrem principalmente da morte de neurônios produtores de dopamina em uma região do tronco cerebral denominada substância nigra.

Suas principais manifestações motoras incluem tremor de repouso, lentificação dos movimentos, rigidez e anormalidades posturais. No entanto, as alterações não são restritas à substância nigra e podem estar presentes em outros núcleos do tronco cerebral, córtex cerebral e mesmo neurônios periféricos, como os do plexo mioentérico. A presença de processo degenerativo além do sistema nigroestriatal pode explicar uma série de sintomas e sinais não motores, tais como alterações do olfato, distúrbios do sono, hipotensão postural, constipação, mudanças emocionais, depressão, ansiedade, sintomas psicóticos, prejuízos cognitivos e demência, dentre outros.